21.4 C
fpolis
sábado, outubro 16, 2021
cinesytem

Começa a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense da FIESC

spot_img

Começa a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense da FIESC

spot_img

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) começa nesta quarta-feira, 20, a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, no Centro de Eventos da entidade, em Florianópolis. Em sua quarta edição, a Jornada, que segue até sexta-feira, 22, vai debater os temas qualidade de vida, inovação e tecnologia, educação, ambiente institucional, além de reconhecer a contribuição de industriais ao desenvolvimento do Estado, com a outorga da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As inscrições para a jornada são gratuitas e devem ser feitas aqui. Neste endereço também está disponível a programação completa.

A Jornada integra a agenda de comemorações dos 65 anos da FIESC, fundada no dia 25 de maio de 1950.

O evento tem o objetivo de debater temas fundamentais para o desenvolvimento do setor industrial nos próximos anos. Estarão presentes empresários, diretores e gerentes de indústrias, autoridades, representantes de universidades e dirigentes de sindicatos de indústria.

Na data de abertura, das 13h30 às 17h30, o tema é inovação e tecnologia. Serão realizadas as palestras: “ativando ecossistemas de inovação para o bem-estar no ambiente de trabalho”, com Martha Russell, pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisas em Tecnologias de Ciências Humanas; “Como alavancar a inovação na sua empresa”, com palestra de Luis Eduardo Serafim, da 3M Brasil, e “Empoderamento individual, democratização da tecnologia e nivelamento no âmbito global”, com Banning Garrett, professor da Singularity University. Também será realizado painel sobre tendências de inovação e tecnologia.

No dia 21, das 8h30 às 12h30, será abordado o tema educação. Estão programadas a palestra “Educação, inovação e comunidade”, com Flávia Moraes, diretora-geral de inovação e linguagem do Grupo RBS; a apresentação dos 32 jovens embaixadores da educação, participantes do projeto Conexão Jovem, do Movimento A Indústria pela Educação. Além disso, será realizado painel sobre o tema “Educação, inovação e comunicação sob o ponto de vista dos jovens”, com a participação de empresários, especialistas, e jovens catarinenses.

Às 12h30, a PREVISC e o CIESC lançarão um plano de previdência complementar desenvolvido para trabalhadores e empresários da indústria catarinense – o Industriaprev, que permite a adesão individual de colaboradores e de pequenas e médias empresas.

À tarde, das 13h30 às 17h, será abordado o tema ambiente institucional. Estão programados o lançamento do Portal Indústria SC e do livro “A visão da indústria: na voz de seus líderes, em entrevistas à coluna de Estela Benetti, no Diário Catarinense”. Também serão realizadas as palestras “Perspectivas da economia brasileira”, com o engenheiro e doutor em economia Luiz Carlos Mendonça de Barros, e “Ana?lise do ambiente político e perspectivas”, com o cientista político Carlos Melo. Também serão apresentados cases sobre internacionalização de empresas e painel sobre oportunidades e desafios da indústria.

O dia 22 será marcado por homenagens a industriais que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. Os empresários Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel, Genésio Ayres Marchetti, José Fernando Xavier Faraco e Osvaldo Moreira Douat serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, o mais alto reconhecimento do setor no Estado. O industrial Mário Lanznaster, da Aurora Alimentos, de Chapecó, receberá a Ordem do Mérito Nacional da Indústria. Este evento é exclusivo para convidados.

 

spot_img
spot_img