23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Comitiva da República de Moçambique visita Florianópolis para fechar parceria nas áreas de aquicultura e pesca

spot_img

Comitiva da República de Moçambique visita Florianópolis para fechar parceria nas áreas de aquicultura e pesca

spot_imgspot_img

Em busca de parcerias para o desenvolvimento da aquicultura e pesca, uma comitiva da República de Moçambique, localizada no sudeste da África, visitou a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em Florianópolis, nesta terça-feira, 3. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Segundo o representante do Ministério das Pescas de Moçambique, Hermínio Tombe, o país possui 2,7 mil quilômetros de costa marítima e tem grande potencial para desenvolver a aquicultura e pesca. Para isso pretende oficializar parceria com a Epagri em busca de conhecimento e troca de experiência na área de legislação, normatização para concessão de águas em parques aquícolas marinhos e desenvolvimento de tecnologias pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap/Epagri).

O principal interesse da comitiva é pelo projeto de sinalização e regularização das fazendas de maricultura em Santa Catarina. O estado é o único do Brasil a ter seus parques marinhos ordenados e regularizados. Neste ano, a Secretaria da Agricultura em parceria com o Ministério da Aquicultura e Pesca (MPA) adquiriu 3.296 boias sinalizadoras, estacas de aço e cabos de aço que serão utilizadas para sinalização das áreas. Outros projetos pretendem apoiar a ocupação de forma ordenada desses espaços e contemplar o atendimento das exigências dos órgãos ambientais no que diz respeito à gestão e ao monitoramento desses parques aquícolas, orientando e capacitando os maricultores à prática de produção ambientalmente responsável.

Ao final da reunião, os participantes concluíram que a melhor forma de viabilizar a parceria entre Epagri e Moçambique é com a participação do Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já possui uma unidade avançada em Moçambique.

A comitiva visitou ainda a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde assinou termo de cooperação técnica, e a Superintendência do Ministério da Aquicultura e Pesca em Santa Catarina.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img