23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Dia das Crianças: comércio catarinense espera aumento de 3% nas vendas

spot_img

Dia das Crianças: comércio catarinense espera aumento de 3% nas vendas

spot_imgspot_img

Último trimestre será decisivo para setor, que amarga números negativos desde o início do ano

Apesar da estabilização da economia, do aumento no nível do emprego e do aquecimento da indústria, os lojistas catarinenses ainda aguardam a retomada do crescimento no comércio. O setor, que começou a sentir mais tarde os reflexos da crise iniciada nos Estados Unidos, mantém a confiança e aposta no Dia das Crianças para reverter os números negativos. A expectativa da Federação das CDLs no estado (FCDL/SC) é de que a procura por presentes para os pequenos aumente as vendas em até 3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Estamos sentindo os efeitos da crise mais tarde do que outros setores, por isso ainda não conseguimos sair do vermelho este ano. Mas estamos otimistas para o Dia das Crianças, apesar de esperarmos um crescimento ainda tímido”, diz Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. O valor médio gasto pelos pais deve variar entre R$ 30 e R$ 50 e os produtos com maior saída serão os brinquedos, seguidos pelos eletrônicos e vestuário.

Na Capital, a previsão também é de aumento de 3% nas vendas em relação ao Dia das Crianças de 2008, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “A estabilização da economia possibilita um fôlego maior ao comércio e a perspectiva é de melhora gradual”, assinala Osmar Silveira, presidente da CDL de Florianópolis.

Natal ‘gordo’ para voltar a crescer – A aposta do varejo catarinense para fechar 2009 no azul é o Natal, aguardado com expectativa. Segundo Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, é a melhor data do ano para o comércio e poderá equilibrar a balança. “Como os números têm sido negativos até agora, dificilmente vamos fechar com uma margem positiva muito grande. Esperamos crescer 1% este ano, comparado a 2008. O último trimestre será decisivo e estamos contando com o Natal.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img