22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira

spot_img

Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

Mais do que nunca, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta segunda-feira (27), precisa ter a visibilidade que merece. Por causa da pandemia, as prioridades do Sistema de Saúde foram modificadas e causaram impactos nas doações e nos transplantes. Por exemplo: entre março e setembro de 2020, as doações de tecido ocular foram suspensas pelo Ministério da Saúde, excetuando os doadores em morte encefálica, o que fez aumentar as filas por um transplante.

Se antes da pandemia, o tempo de espera para um transplante deste tipo era de um mês, agora são necessários mais de seis meses. A retomada, no entanto, está ocorrendo. O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), sob o comando do médico Ernani Garcia, realizou, há poucos dias, o primeiro transplante de córneas desde o início da pandemia. 

“Eu faço esta cirurgia há mais de 30 anos e continuo me emocionando, do começo ao fim”, conta Ernani – ele é autorizado pela SC Transplantes para realizar intervenções dessa natureza. “Parece que tem algo espiritual que envolve a gente – há um doador, aquilo é a matéria, mas tem o espírito – e termina com a emoção do resultado”. Segundo ele, é muito gratificante testemunhar pacientes recuperando a visão. “A mãe que não via o filho há anos, o avô que não via a neta, a esposa que não via o marido… É uma cirurgia que possibilita um reencontro”.

Desde que foi inaugurado, há 10 anos, o Hospital de Olhos de Florianópolis tornou-se referência pela excelência da equipe técnica e pela qualidade do atendimento e já realizou mais de 400 transplantes de córnea. “Datas como essa são importantes para lembrar as pessoas que as doações e transplantes salvam vidas”, conclui Ernani.

Foto: Fernando Willadino (Dr. Ernani Garcia)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img