14.4 C
fpolis
sábado, maio 21, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Em Florianópolis, ministros da Justiça de países do Mercosul debatem segurança pública

spot_img

Em Florianópolis, ministros da Justiça de países do Mercosul debatem segurança pública

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participaram na noite desta quinta-feira, 11, em Florianópolis, de reunião da Cúpula de Ministros da Justiça e do Interior dos Países do Mercosul. O encontro, que tem a participação de delegações de 12 países, começou na segunda-feira, 8, e termina nesta sexta, 12. As informações são da assessoria de imprensa do Governo do Estado. 

Na quarta-feira, 10, uma equipe com representantes técnicos das delegações visitaram o Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Os visitantes conheceram as oficinas de trabalho mantidas por oito empresas dentro da unidade. Dos 1,2 mil detentos da penitenciária, cerca de 260 participam das oficinas atualmente, com jornadas diárias entre seis e oito horas de trabalho. Cada três dias trabalhados reduz um da pena. E cada detento participante recebe um salário mínimo por mês.

Cúpula dos ministros

O evento discute temáticas que envolvam interesses comuns aos países do bloco, tais como extradição, transferência de pessoas condenadas, projetos e melhoria do sistema penitenciário, refugiados, migração, terrorismo, segurança cidadã, informática e comunicações, capacitação e tráfico ilícito de material nuclear.

A cúpula conta com países membros do Mercosul, países associados e outros que estão em trâmite para se tornarem país membro. Desta edição em Florianópolis, participam além de representantes brasileiros, delegações visitantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

O encontro internacional é organizado pela parceria entre Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, e Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A programação envolve atividades no Hotel Majestic, no Centro, e na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, às margens da SC-401, próximo ao trevo de acesso ao Bairro Ingleses.

 

spot_img