18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Filme O Convento será exibido nesta terça no Teatro da UFSC

spot_img

Filme O Convento será exibido nesta terça no Teatro da UFSC

spot_imgspot_img

“Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira”

Acontece nesta terça-feira, 31, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), a sessão do filme “O Convento” (1995), que integra a mostra “Grandes Diretores – Manoel de Oliveira”, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. As exibições começaram em abril e vão até 30 de novembro deste ano, sempre às terças-feiras, às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no Teatro da Universidade. Os filmes fazem parte da coleção “Grandes Autores – Manoel de Oliveira”, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

Na página do DAC há link para o blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra.

O Convento

A trama desenrola-se num misterioso convento isolado na serra da Arrábida. Michel, investigador americano, procura indícios de que William Shakespeare era Judeu espanhol. Acompanhado pela mulher, Helène, lá ficam algum tempo, envolvendo-se de forma estranha com os restantes inquilinos do convento.

Obra Paralela à idéia original: As Terras do Risco, de Agustina Bessa-Luís Duração: 89 min Com: Catherine Deneuve, John Malkovich, Luís Miguel Cintra, Leonor Silveira Festival de Cannes 1995 – Competição Oficial

A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

Maria Cecília de Miranda N. Coelho

Professora de Filosofia Antiga na FAFICH/UFMG, recém-concursada. Pós-doutoranda no Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE-FAFICH/UFMG, com o projeto “Dissa erga: A produção de emoções e os esquemas retóricos das narrativas no teatro grego antigo e no cinema contemporâneo”. Doutora em Letras Clássicas pela USP, com estágio de doutoramento na Brown University (bolsa PDCT CAPES) – defendeu uma tese sobre a relação entre Literatura dramática, retórica e filosofia, tendo como corpus tragédias de Eurípides, principalmente a peça Helena.

Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, na área de filosofia da arte, com dissertação sobre Górgias. Graduada em Matemática e Filosofia pela Universidade de Brasília, com dissertação de conclusão de curso sobre Matemática e Lógica em Galileu . Atua nas áreas de filosofia, literatura dramática e retórica gregas, com ênfase em autores do século V a.C. Tem pesquisado e publicado, também, sobre a recepção da literatura grega antiga no cinema. Uma das organizadoras do livro Cinema: lanterna mágica da história e da mitologia, publicado pela Editora da UFSC.

Serviço

O QUÊ: Apresentação do filme “O Convento” (1995), da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira, e debate com a professora Dra. Maria Cecília de Miranda N. Coelho, da UFMG.
QUANDO: Dia 31 de agosto de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br.

Por [CW] DAC – SeCArte – UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img