18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis a Capital da Inovação recebe prêmio Top of Mind

spot_img

Florianópolis a Capital da Inovação recebe prêmio Top of Mind

spot_imgspot_img

O evento é realizado por “A Notícia” e pelo Instituto Mapa, com patrocínio da Fecomércio, da FCDL e da Tractebel e apoio da Fiesc e da Martinelli Advocacia Empresarial, e aconteceu na noite de ontem 28/07 na Fiesc. As marcas foram apontadas em pesquisa de amostragem realizada pelo Instituto Mapa, que entrevistou 2,4 mil pessoas em 27 cidades catarinenses do Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul, Planalto e Oeste. O levantamento tem como objetivo identificar qual marca está mais presente na mente dos consumidores, avaliando o grau de popularidade e de prestígio.

Florianópolis vem se destacando, no cenário nacional e internacional, como um pólo de empresas de base tecnológica. Com uma população que gira em torno de 400.000 habitantes, Florianópolis possui mais de 450 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia, as quais geram 4.936 empregos diretos (RAIS, 2008).

A importância destas empresas para o município pode ser visualizada pela arrecadação de ISS, que atingiu um valor de quase R$ 10 milhões em 2008. Esse valor é superior ao arrecadado nos setores da construção civil ou no setor da saúde, alcançando o dobro do valor arrecadado no setor de turismo. O fato de Florianópolis ser o segundo destino turístico brasileiro mais procurado demonstra a importância que o setor de tecnologia tem para a cidade.

Além da quantidade, as empresas de tecnologia de Florianópolis vêm se destacando em termos de qualidade, o que pode ser comprovado pelo fato de que em cinco das 11 edições do Prêmio FINEP de Inovação, uma empresa de Florianópolis foi a vencedora, com destaque para o prêmio de 2008 obtido pela Engineering Simulation Scientific Software Ltda (ESSS).

Todo este destaque é decorrência direta dos ambientes para a geração e desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica existentes em Florianópolis, como as incubadoras CELTA, MIDI-Tecnológico e Geness, além dos parques tecnológicos ParqueTec Alpha e Sapiens Parque.

A competência das incubadoras de Florianópolis para gerar empresas inovadoras de sucesso é amplamente reconhecida, sendo que o MIDI-Tecnológico foi eleito como Melhor Incubadora pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2009, promovido pela ANPROTEC. Anteriormente, a incubadora CELTA ganhou por duas vezes (1997 e 2006) o mesmo prêmio.

As empresas geradas pelas incubadoras de Florianópolis também têm ganhado muitos prêmios, sendo que nas últimas oito edições do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da ANPROTEC, em seis ocasiões uma empresa incubada ou graduada de Florianópolis foi considerada a melhor do Brasil.

Além das incubadoras e parques tecnológicos, Florianópolis conta com três universidades públicas e uma privada, o que contribui decisivamente para a formação de profissionais altamente qualificados.

A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios destacou em sua edição de Junho de 2010 as melhores incubadoras de empresas do Brasil, apresentando informações sobre os empreendimentos, área de atuação, seus diferenciais, cases de empreendedorismo, entre outras iniciativas. Na pesquisa da revista da Editora Globo, Santa Catarina tem espaço destacado, com três das vinte incubadoras, sendo duas de Florianópolis. Todas elas já foram vencedoras do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador como melhores incubadoras de base tecnológica do país, concedido pela Anprotec.

O MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo SEBRAE-SC e administrada pela ACATE está entre as vinte. Em 2008, venceu a premiação como a melhor incubadora do país. Completam a lista das catarinenses o CELTA, da Fundação Certi, e o Instituto Gene, de Blumenau.

Das 16 Empresas e Instituições premiadas pelo Prêmio Stemmer de Inovação em Santa Catarina no ano de 2010, que reconhece pessoas, instituições e empresas que se destacam na promoção do conhecimento e prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores, 6 eram de Florianópolis:

* Softplan Planejamento e Sistemas Ltda.
* Cianet Indústria e Comércio S.A.
* Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Engenharia Mecânica
* Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina
* Talkandwrite Informática Ltda.
* Bry Tecnologia

A PMF entende a grande importância do setor no desenvolvimento sustentável do município e, por isso, criou uma política de incentivos que reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% para as empresas do setor, desde 1988.

Em 2009, foi criada a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, que visa promover o desenvolvimento sustentável da cidade por meio da ciência e tecnologia.

Adicionalmente, a Prefeitura vem apoiando, financeiramente, projetos que promovem a inclusão social e a formação de profissionais para o setor.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável realiza ações de apoio ao setor a partir de três eixos estratégicos:

* Talento: o objetivo é executar ações que promovam a inclusão social e a formação de profissionais para os setores econômicos de destaque do município.
* Tecnologia: apoio a ambientes para promoção da inovação e de novos empreendimentos.
* Redes: ampliação da interação entre os atores envolvidos com o desenvolvimento sustentável do município.

A expectativa do setor é continuar crescendo a uma taxa superior a 20% ao ano, gerar em torno de 30 novos empreendimentos inovadores anualmente e ampliar o número de profissionais empregado

Confira o perfil das incubadoras de Florianópolis, publicado na PEGN:

Incubadora Midi Tecnológico

Ano de fundação 1998

Sede Florianópolis (SC)

Área de atuação Base tecnológica

Empresas incubadas 22

Empresas graduadas 43

Empresas associadas Não tem

Taxa de ocupação (em %) 100

Relação candidato/vaga 40 planos de negócios a cada processo seletivo

3 critérios de seleção

– Projeto inovador

– Atender às necessidades do mercado

– Ser viável economicamente

Incubadora Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas – CELTA

Ano de fundação 1986

Sede Florianópolis (SC)

Área de atuação mecânica, eletrônica, tecnologia da informação, engenharia biomédica e óptica

Empresas incubadas 38

Empresas graduadas 64

Empresas associadas Não tem

Taxa de ocupação (em %) 100

Relação candidato/vaga 30 candidatos para cada vaga

3 critérios de seleção

– Grau de tecnologia e inovação

– Viabilidade de mercado

– O quanto será capaz de gerar recursos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img