14.8 C
fpolis
quarta-feira, agosto 17, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Florianópolis é uma das dez capitais brasileiras a sediar ações de campanha mundial sobre a artrite reumatoide

spot_imgspot_img

Florianópolis é uma das dez capitais brasileiras a sediar ações de campanha mundial sobre a artrite reumatoide

spot_imgspot_img

A ideia é dar um passo importante na conscientização sobre a doença entre catarinenses e turistas

O Shopping Iguatemi, no bairro Santa Mônica, é o lugar escolhido em Florianópolis (SC) para sediar uma campanha mundial sobre a artrite reumatoide no próximo dia 12 de outubro, terça-feira. O evento é uma das ações do Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide, que este ano acontece simultaneamente em dez capitais brasileiras – além de Florianópolis, participam da iniciativa Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e Recife. Com o mote “Vamos trabalhar juntos”, o evento tem como objetivo levar informações sobre a doença a pessoas de todo o território nacional, disponibilizando orientações de cuidado, prevenção e tratamento. Além de solucionar dúvidas com especialistas, a população receberá material informativo e participará de atividades recreativas que incluem oficinas de origami. Embora os portadores de artrite tenham dificuldades em realizar movimentos que exijam esforço das articulações, a proposta da atividade é reforçar que uma melhor qualidade de vida para os pacientes é possível, com inclusão social e no mercado de trabalho – o que dá origem ao mote da campanha mundial.

Na capital catarinense, as ações são apoiadas pela Sociedade Catarinense de Reumatologia, presidida pelo Dr. Glaucio Ricardo Werner. Os interessados, pacientes e familiares contarão com a orientação de monitores e médicos em um espaço especial no piso L2 do shopping. A população poderá esclarecer informações e tirar dúvidas das 13 às 18 horas. “Como faremos o evento no maior shopping center da cidade, a expectativa é atingir um bom público, entre catarinenses e turistas. A artrite reumatoide, assim como muitas outras doenças reumatológicas, é desconhecida pela maioria da população, o que resulta em atraso de diagnóstico e tratamento, comprometendo o prognóstico dos portadores. Um dia de campanha não é, certamente, suficiente para mudarmos essa realidade, mas é um passo importante”, comenta o presidente da Sociedade Catarinense de Reumatologia.

Além da ação nas cidades, a SBR criou um blog e twitter para a campanha onde pessoas de todo o mundo, a qualquer momento, podem acessar informações sobre o evento, a doença, além de dicas e entrevistas com especialistas. O blog e o twitter podem ser acessados, respectivamente, por meio dos endereços: www.diamundialdaarbrasil.com.br e twitter.com/diamundialarbr. Mais informações sobre artrite reumatoide e outras doenças tratadas por reumatologias podem ser obtidas também no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia (www.reumatologia.com.br).

Este é o quarto ano da campanha no Brasil. Em 2009, seis cidades foram contempladas e 12,5 mil pessoas receberam orientações sobre o problema. “A grande participação popular em cada uma das cidades no ano passado mostrou-nos a importância de expandirmos esta iniciativa de responsabilidade social para cada vez mais pessoas e em todo o País. A artrite reumatoide é uma doença grave, que já atinge cerca de um milhão e meio de pessoas no Brasil. A detecção precoce dos sintomas é o melhor caminho para um tratamento eficaz”, alerta Ieda Laurindo, presidente da SBR.

Sobre o Dia Mundial e a artrite reumatoide

O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações sobre artrite em todas as suas formas para pacientes, comunidade médica, público e agências de saúde. No Brasil, a artrite reumatoide tem sido o foco da campanha, procurando-se disseminar informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007 e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (www.worldarthritisday.org).

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

Serviço

O que: Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatoide
Quando: 12 de Outubro (terça-feira), 13h00 às 18h00
Onde: Shopping Iguatemi – Piso L2

spot_img

Leia mais