18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis lança primeiro catálogo sobre a Baleia Franca

spot_img

Florianópolis lança primeiro catálogo sobre a Baleia Franca

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira (30/09), o governo do Estado de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Sol), a Santur e o Instituto Baleia Franca (IBF) lançam o Catálogo Baleia Franca Austral, que marca as comemorações dos dez anos do Instituto Baleia Franca (IBF). O evento ocorre na Casa do Jornalista – Associação Catarinense de Imprensa.

Com sede na Praia do Rosa (Imbituba/SC), o Instituto Baleia Franca – http://www.institutobaleiafranca.org – foi fundado em outubro de 2001 e inicia, com este evento, as comemorações de seus 10 anos de atividades. O IBF tem como missão fortalecer as políticas públicas ambientais voltadas à preservação da baleia franca e do ecossistema local, por meio de pesquisas científicas, projetos de educação ambiental, turismo de observação de baleias (whale watching), entre outras ações.

O turismo de observação no Brasil recebe em média dez mil turistas por ano e Santa Catarina é considerada um dos polos mais importantes do país. “Essa atividade é um dos grandes atrativos do ecoturismo e proporciona ao turista vivenciar e interagir com o que o destino oferece”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

Repleto de imagens, o Catálogo apresenta informações sobre as características da espécie, comportamento e distribuição geográfica dos cetáceos, história da caça às baleias – atividade que quase levou a espécie à extinção – e definição da Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia franca. Informações sobre o turismo de observação de baleias, pesquisas e projetos educacionais também fazem parte da publicação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img