21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Florianópolis lança Projeto Odilho na Escola

spot_img

Florianópolis lança Projeto Odilho na Escola

spot_imgspot_img

O ator Alceu Ramos levará o seu personagem para as unidades educativas a partir de 8 de maio.

Um personagem bem manezinho vai circular nas escolas públicas municipais, abordando a cultura açoriana, crendices e amor à natureza. Trata-se de Odilho, encarnado pelo ator Alceu Ramos Conceição, filho e neto de moradores da Ilha de Santa Catarina. O projeto “Odilho na Escola” irá percorrer 36 unidades educativas durante os dias de semana, assim como aos sábados. O lançamento do projeto será na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, no próximo dia 8 de maio, sábado, a partir das 14h30.

Odilho surgiu na década de 1980. Suas atuações são repletas de muita irreverência e humor, sempre interagindo com o público. Mesmo com as novas tecnologias, dos prédios e com o crescimento urbano, ele prefere o fogão à lenha ao microondas, o radinho a pilha ao home-theater. Além de fazer brincadeiras, o personagem vai conversar, sobretudo, com estudantes e comunidade em geral a respeito da cultura açoriana e o seu papel no desenvolvimento de Florianópolis, ao longo de sua costa litorânea. Dentro do tema, o personagem irá falar sobre a influência açoriana na navegação, na pesca, nos ciclos econômicos do óleo de baleia, da farinha de mandioca, da cana de açúcar e do café, além da contribuição na construção de portos e fortalezas militares.

Tudo será contado de forma teatral pelo ator. Ele acredia que o teatro abre portas, horizontes e transmite de uma forma descontraída e alegre questões relativas à história e à identidade de Florianópolis. Para Alceu Ramos, “Odilho é também contemporâneo, mas não abre mão de cuidar de nossa história, de saber de onde viemos, quem somos e até geograficamete onde estamos localizados”, dispara.

De maio até novembro, o ator Alceu Ramos fará 36 apresentações. Nas escolas vinculadas ao programa Escola Aberta para a Cidadania, a performance será feita de preferência no sábado, quando alunos, pais e vizinhos reúnem-se no estabelecimento de ensino para atividades artísticas, culturais, esportivas e de qualificação profissional. Neste caso, depois da Escola Dilma Lúcia dos Santos, haverá apresentações nos dia 22 maio e 28 de agosto, respectivamente nas escolas Mâncio Costa (Ratones) e Gentil Mathias (Ingleses). Nas demais unidades que não estão ligadas ao Escola Aberta, as apresentações ocorrerão durante a semana.

O blog do ator é www.manezinhoodilho,blospot.com

Serviço

O quê: Lançamento do projeto “Odilho na Escola”

Quando: dia 8/05, sábado

Local: Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos

Horário: 14h30

Endereço: Rodovia SC 406, Nº 6050, Armação do Pântano do Sul

Telefone: 3389-5080

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img