19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis sediará 5º Congresso Internacional de Design da Informação

spot_img

Florianópolis sediará 5º Congresso Internacional de Design da Informação

spot_imgspot_img

O 5º Congresso Internacional de Design da Informação ocorre em conjunto com o 4º INFODESIGN Brasil | Congresso Brasileiro de Design da Informação e o 5º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Esses eventos científicos têm periodicidade bienal e são promovidos pela SBDI – Sociedade Brasileira de Design da Informação desde 2003. A 5ª edição, no ano de 2011, é organizada pela UFSC| Universidade Federal de Santa Catarina por meio do PosDesign-UFSC| Programa de Pós Graduação em Design, do CCE | Centro de Comunicação e Expressão e do EGR|Departamento de Expressão Gráfica.

O Congresso Internacional de Design da Informação e INFODESIGN Brasil são fóruns científicos de discussão e reflexão de questões relevantes aos caminhos e usos do design da informação na comunicação a nível nacional e internacional, a partir da perspectiva de pesquisa. Vale salientar que o INFODESIGN Brasil – Congresso Brasileiro de Design da Informação foi criado como evento nacional para garantir um fórum periódico de pesquisadores brasileiros da área, visto que o CIDI em seu caráter internacional tem a intenção de, no futuro, ser realizado em outros países.

O CIDI e o INFODESIGN Brasil objetivam a discussão e reflexão sobre o design da informação no Brasil e a nível internacional e o CONGIC possibilita a troca de conhecimentos entre estudantes e recém-formados que tenham desenvolvido trabalhos de pesquisa na área. Estes eventos são realizados conjuntamente visando proporcionar uma profícua oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior discutindo o estado da arte do Design da Informação, divulgando a produção científica brasileira e internacional na área de Design da Informação e contribuindo para a consolidação do Design da Informação no Brasil.

A SBDI | Sociedade Brasileira de Design da Informação, instituição promotora destes eventos, é uma entidade científica com foro público na cidade de Bauru, São Paulo, e com regionais em Recife, São Paulo e Curitiba. Congrega pesquisadores, docentes e profissionais da área de design gráfico de diversos estados brasileiros, que atuam em sistemas de informação e comunicação analógicos e digitais, na gestão e produção da informação. Dentre as missões da SBDI, encontra-se a de contribuir para o desenvolvimento, organização e difusão científica do Design da Informação. Desta forma, a promoção do Congresso Internacional de Design da Informação, do CONGIC, e do INFODESIGN Brasil aparece em consonância com os objetivos da associação, constituindo eventos de destaque organizados pela instituição, devido à visibilidade acadêmico-científica que proporcionam ao Design da Informação no Brasil.

A promoção dos eventos supracitados pela SBDI visa contribuir para o desenvolvimento do Design da Informação enquanto área acadêmico-científica em âmbito nacional e internacional, promovendo e facilitando a cooperação entre profissionais, docentes e pesquisadores, e fomentando o interesse de estudantes pela área, contribuindo, assim, para sua formação profissional e intelectual.

Local do evento
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina | CCE | EGR | PosDesign-UFSC
Campus Reitor João David Ferreira Lima – Bairro Trindade
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil – CEP 88040-970
Data 28 a 31 de agosto de 2011

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img