24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Fórum internacional debate megaeventos esportivos em Florianópolis

spot_img

Fórum internacional debate megaeventos esportivos em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento, que inclui palestras, cursos, feira de expositores e lançamentos de livros, foi aberto nesta quinta-feira, 19, em Florianópolis

“O esporte será o grande propulsor das políticas de infraestrutura no Brasil”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, na abertura nesta quinta-feira, dia 19, da 10ª edição do Fórum Internacional de Esportes, representando oficialmente o ministro dos Esportes, Orlando Silva que cancelou sua presença por motivos de saúde. Otimista, a palestra de Steinhilber agradou acadêmicos e profissionais da área que acompanham o fórum. “Um tsunami esportivo transforma o Brasil na capital esportiva dos megaeventos a partir de 2011”, definiu. “A questão é saber como vamos surfar este tsunami”, questionou aos participantes.

O Fórum Internacional de Esportes, que este ano tem como tema “Esporte e Turismo”, está sendo realizado no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM), na rodovia SC-401, em Florianópolis. Organizado pela União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de Santa Catarina (Unesporte), o evento debate as tendências mais atuais do mundo esportivo, bem como procura chamar a atenção das autoridades, dos profissionais de educação física e comunidade em geral sobre a importância desta 10ª edição.

Para Steinhilber, que também é presidente da Academia Olímpica Brasileira, o fato do Brasil sediar grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olímpiadas, resultará em uma série de ações de infraestrutura como a votação de leis para liberação de recursos para investimento em segurança e novas instalações esportivas.

O fórum conta com palestras, plenárias de discussão, encontros de instituições ligadas ao sistema esportivo brasileiro e catarinense e cursos de capacitação e atualização profissional. No total, são oferecidos 16 cursos aos participantes.

Na sexta-feira, dia 20, o evento abre com uma das palestras mais aguardadas, a da inglesa Cara Aitchison, que falará sobre “Esporte e Turismo de aventura: integrando impacto econômico com justiça social e ambiental”. O professor da Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Rocha, também dará continuidade ao tema de megaeventos e expõe sobre “Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: oportunidades e ameaças para o Brasil”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img