18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Iguatemi Florianópolis adere a programa de reciclagem de lixo eletrônico

spot_img

Iguatemi Florianópolis adere a programa de reciclagem de lixo eletrônico

spot_imgspot_img

Os brasileiros devem comprar, até o fim do ano, 13,8 milhões de computadores. O País tem ainda mais de 180 milhões de telefones celulares em uso. Como o tempo médio de vida dos aparelhos é de poucos anos, surge o problema: como descartar de forma adequada 100 milhões de toneladas anuais de equipamentos que tem em sua estrutura compostos químicos altamente poluentes? A opção ideal é a reciclagem.

Para estimular essa idéia, o Shopping Iguatemi, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), passa a recolher lixo eletrônico como CPUs, laptops, monitores, teclados, mouses, celulares entre outros itens. “Essa iniciativa, implantada em parceria com uma organização reconhecida pela seriedade do trabalho que desempenha, certamente ajudará muitas pessoas a darem uma destinação adequada a itens que, descartados de outra forma, prejudicariam o meio ambiente”, comenta Aléssio Bergonzi, gerente geral do Shopping Iguatemi Florianópolis.

Os equipamentos entregues no shopping serão reciclados de duas formas. As máquinas em bom estado serão recuperadas e utilizadas nos centros de aprendizagem de informática mantidos pelo CDI. Nesses espaços, pessoas carentes têm aulas de informática e tornam-se mais capacitadas para o mercado de trabalho ou o empreendedorismo. Os equipamentos deteriorados serão encaminhados a empresas que utilizam o resíduo como matéria prima para outros produtos. “O Shopping Iguatemi é a primeira organização do setor a aderir ao Programa de Reciclagem Tecnológica (ReciclaTec), criado pelo CDI-SC, proporcionando a seus clientes condições de se desfazerem de equipamentos de informática fora de uso”, afirma Heitor Blum S.Thiago, presidente do Comitê.

Criado em 1995, o CDI-SC tem hoje, na Grande Florianópolis, 23 espaços de informática montados e prevê para 2011 a abertura de mais 15. O ReciclaTec foi criado em setembro de 2010, inspirado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, sancionada em 2 de agosto, com o objetivo de incentivar a reciclagem de lixo e o correto manejo de produtos usados com alto potencial de contaminação, e promover a responsabilidade compartilhada entre a sociedade, empresas e governo no manejo correto do lixo.

Segundo Bergonzi, a ação é importante também porque ajuda a consolidar a vocação tecnológica do empreendimento. “O Iguatemi abriga algumas das principais marcas de tecnologia do mundo. Garantir que os usuários desses produtos tenham um local para se desfazer de itens que não usam mais permite fecharmos o ciclo desde a venda até a reciclagem dos produtos”. A caixa coletora de lixo eletrônico do Shopping Iguatemi ficará no aquário do primeiro piso de garagem (G1), ao lado do guichê de estacionamento.

Os riscos do lixo eletrônico

Equipamentos como computadores, pilhas, baterias de celular concentram metais pesados que podem poluir o solo e a água, causando prejuízos importantes ao meio ambiente. Veja alguns componentes presentes nos equipamentos e como eles afetam a Natureza e o homem (as informações são da Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo).

• Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
• Cobre – causa intoxicações; afeta o fígado.
• Mercúrio – altamente tóxico; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica – malformação de fetos durante a gravidez.
• Cádmio – acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeito teratogênico e cancerígenos.
• Bário – tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos.
• Alumínio – favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
• Arsênio – acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênicos.
• Cromo – acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
• Níquel – tem efeito cancerígeno.
• Zinco – entra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
• Prata – tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata é letal ao homem

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img