18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional será realizada em Florianópolis

spot_img

II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional será realizada em Florianópolis

spot_imgspot_img

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que será realizada, entre 10 e 14 de março de 2010, no Centro de Convenções de Florianópolis (SC), é um evento de caráter nacional. O objetivo principal é reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional.

Consiste em oportunidade para a interação entre agentes sociais, empresariais e governamentais, contribuindo para o fortalecimento dos laços de colaboração e a criação de redes para o desenvolvimento regional. Para tanto, o evento foi planejado segundo quatro eixos temáticos: governança democrática, inclusão produtiva, meio ambiente e vida sustentável, interação latinoamericana e Brasil-Europa.

Esta será a segunda edição do evento. Em 2009, a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional aconteceu em Salvador (BA) e superou todas as expectativas, tanto com relação aos participantes do Congresso Internacional e aos expositores na Feira de Produtos como em relação ao volume de negócios gerados durante a sua realização.

Objetivos

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional contribui para a consolidação dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) do Ministério da Integração Nacional, incentivando a dinamização das potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras, uma vez que está fundamentada nos seguintes princípios de atuação:

* Formação – proporcionar a aprendizagem compartilhada em torno do desenvolvimento regional.
* Articulação – facilitar a constituição de novas articulações, parcerias e elos de rede que impulsionem o desenvolvimento com base territorial.
* Fortalecimento de agenda estratégica – fortalecer o desenvolvimento regional como estratégia de inclusão e transformação social, no contexto brasileiro e no nosso diálogo internacional.
* Divulgação – tornar visíveis iniciativas de desenvolvimento territorial em curso, com seus avanços e desafios.

Formato

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional acontecerá com formatação similar a da primeira edição do evento, dividindo-se nos seguintes módulos:

* Mostra de produtos: onde o público poderá adquirir produtos associados ao desenvolvimento regional, tais como artesanato, produtos da agricultura familiar, etc.
* Mostra institucional: permitirá ao público conhecer ações e programas do Ministério da Integração Nacional, vinculadas e parceiros
* Mostra cultural: onde o público poderá desfrutar da diversidade cultural brasileira.
* Congresso Internacional: palestras, painéis temáticos, apresentações e debates de experiências concretas, oficinas e minicursos que oferecerão oportunidade para o debate e consolidação de conhecimentos sobre o tema desenvolvimento regional.
* Rodada de Negócios: encontros agendados com empresários vinculados aos setores apoiados pelos programas de desenvolvimento regional.
* Eventos paralelos: programados de acordo com a viabilidade do espaço e a solicitação dos parceiros envolvidos.

Público

O público-alvo da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional é constituído por técnicos governamentais, empresários, pesquisadores, estudantes, governanças locais e regionais, agentes financeiros, organismos internacionais, representantes de organizações da sociedade civil, além de toda a sociedade, que terá conhecimento do evento por meio de diversos veículos de comunicação, podendo participar das atividades previstas. Os seguintes segmentos estão convidados:

* Organismos internacionais;
* Ministérios, bancos de desenvolvimento, agências governamentais e órgãos nacionais e regionais de fomento;
* Representantes de prefeituras e governos estaduais;
* Organizações da sociedade civil;
* Empresas e entidades empresariais;
* Universidades e centros de pesquisa;
* Agentes de capacitação (facilitadores e multiplicadores);
* Agentes locais (lideranças comunitárias, agentes de desenvolvimento, gestores e empreendedores locais).

Data

10 a 14 de março de 2010

Local

Centro de Convenções de Florianópolis – Centro Sul
Av. Gustavo Richard, s/n . Baía Sul – Centro.
Florianópolis (SC)

Mais informações: www.mi.gov.br/mostra

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img