22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Lançamento do documentário De Saint-Exupéry a Zeperri em Florianópolis

spot_img

Lançamento do documentário De Saint-Exupéry a Zeperri em Florianópolis

spot_imgspot_img

Aviação. Ação audiovisual. Um vôo sobre o Atlântico entre a Europa e a América do Sul: o documentário De Saint-Exupéry a Zeperri será lançado no próximo dia 12 de maio, em Florianópolis, no Paradigma Cine Arte.

A estréia, exclusivamente para convidados, conta com a presença de duas sobrinhas de Saint-Exupéry, acontece no Paradigma Cine Arte, durante a “Semana Saint-Exupéry”, e abre ao público, com quatro exibições gratuitas, de 16 a 19 de maio, às 18 horas. Volta a entrar em cartaz, no mesmo espaço, em junho.

O documentário trata da relação do aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), autor de um dos livros mais traduzidos no mundo, O Pequeno Príncipe, com a Ilha de Santa Catarina na primeira metade do século XX, quando trabalhava no correio aéreo para a Companhia Aéropostale. Na tela, documentos históricos e depoimentos de brasileiros e franceses que corroboram as passagens de Saint-Exupéry por Florianópolis. Na avant-première em Toulouse, durante o 23º.Festival de Filmes Latino-americanos, no último dia 26 de março, o filme deixou boas impressões na cidade que foi sede da antiga companhia e é hoje a capital européia do ar e do espaço. Agora o público brasileiro poderá entrar em contato com essas páginas pouco folheadas de sua história.

Com direção geral de Branca Regina Rosa e roteiro de Delmar Gularte a partir do argumento da pesquisadora Mônica Cristina Corrêa (PhD em Língua e Literatura Francesa pela USP), o filme foi realizado mediante Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com o patrocínio da Tractebel Energia e da CELESC. O vídeo-documentário foi concebido com fins unicamente culturais para divulgação televisiva, sem pretensões cinematográficas. Sua exibição no Paradigma Cine Arte e em Toulouse visa à promoção do tema, relevante para a História de Santa Catarina e da França.

O documentário integra um projeto maior, que abrange o restauro do único casarão de pilotos das escalas da Aéropostale que permanece intacto, o do Campeche, conhecido como Popote. Esse restauro encontra-se em andamento e sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Florianópolis (Fundação Franklin Cascaes).

Informações sobre a equipe de colaboradores e outras, no site do projeto: http://zeperri.org

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img