18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Luminárias e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes são instalados no Hospital Infantil

spot_img

Luminárias e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes são instalados no Hospital Infantil

spot_imgspot_img

O Programa de Eficiência Energética da Celesc Distribuição começou a troca, nesta quarta-feira, 27, de sistemas "não eficientes" no Hospital Infantil Joana de Gusmão do Governo do Estado, em Florianópolis. A iluminação e a refrigeração devem estar totalmente instaladas dentro de dois meses como parte do projeto integralmente subsidiado pela Celesc.

Os investimentos chegam a R$ 718 mil em lâmpadas, luminárias, refrigeradores, e condicionadores de ar. Com isso, os pacientes terão um espaço bem iluminado e mais refrigerado – além da economia de energia elétrica. A substituição envolve 3.486 lâmpadas, 2.105 luminárias, 75 condicionadores de ar e 31 refrigeradores. O hospital beneficiado será responsável pela operação e manutenção dos equipamentos.

As ações da empresa atendem determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visam reduzir a demanda e o consumo de energia na área de concessão da Celesc. Os sistemas antigos gastam mais energia elétrica. Os novos possuem o selo Procel de economia. Os velhos serão encaminhados para o descarte correto para não causar impactos ao meio ambiente, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O projeto atenderá 33 hospitais de 29 municípios catarinenses com recursos na ordem de R$ 7,5 milhões. A Celesc estima uma redução total de consumo de 5.024 megawatts-hora por ano (MWh/ano), energia suficiente para atender 2.321 residências/ano. As instituições foram selecionadas por chamada pública feita pela Celesc em 2011, específica para hospitais filantrópicos.

Os trabalhos iniciaram em 2013, e vão até julho de 2015. A Padoin Engenhari, de Criciúma, foi contratada por meio de pregão eletrônico para realizar todas as etapas do projeto: o pré-diagnóstico, a medição do consumo de energia dos equipamentos antigos e a elaboração do diagnóstico energético, a substituição de equipamentos, o encaminhamento dos antigos para descarte. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img