18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Médicos alertam para cuidados antes de começar a praticar exercícios físicos

spot_img

Médicos alertam para cuidados antes de começar a praticar exercícios físicos

spot_imgspot_img

Mulheres são chamadas a cuidar da saúde e praticar atividades físicas no Dia Internacional da Mulher com a Corrida Mulheres na Pista

A prática de exercícios físicos é apontada por médicos como a grande aliada da longevidade. Em conjunto com a alimentação equilibrada são os grandes trunfos para manter a saúde em dia.  “A atividade física é uma das formas de retardar o desenvolvimento de doenças crônicas”, alerta a médica patologista clínica, diretora técnica do Laboratório Médico Santa Luzia, Annelise Wengerkievicz Lopes.  O dia 8 de março, lembrado no mundo todo pela luta das mulheres e pela celebração de muitas conquistas, este ano terá um tom diferente em Florianópolis. Além desses temas, a saúde será pauta também. Florianópolis terá uma corrida só para mulheres: a Mulheres na Pista. A prova tem opções para quem quiser correr e também para quem quiser caminhar. Para quem deseja começar a correr esta é uma oportunidade, mas é importante saber como anda sua saúde antes de colocar o tênis e ir para a rua.

A médica destaca que antes de começar a praticar qualquer exercício físico é importante ter alguns cuidados. Segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, alguns critérios devem ser seguidos por aqueles que querem começar a mexer o corpo. Avaliar o nível de atividade e intensidade que pretende praticar, o histórico clínico e a história familiar são essenciais. “É importante consultar um médico para saber se está tudo certo com a sua saúde. Ele realizará um exame clínico, e poderá pedir exames laboratorias, eletrocardiograma e teste ergométrico”, explica a médica. Entre os exames laboratoriais, hemograma, glicose, ureia, creatinina, lipidograma, hepatograma, exame de urina, podem ser solicitados após a avaliação médica.

Além disso, adequar roupas e calçados à prática escolhida, observar o piso e onde irá se exercitar evitarão futuras lesões. É o que explica o médico radiologista especialista em imagem musculoesquelética, Guilherme Lopes Nunes, da Lâmina Medicina Diagnóstica. “Antes de começar uma atividade esportiva, o ideal é passar por uma avaliação para que o especialista possa, a partir do perfil da pessoa, orientá-la no sentido de evitar lesões”. O excesso de atividade física sem acompanhamento profissional adequado pode gerar lesões em diversas articulações, como joelhos e pés. Ele ainda explica que o alongamento e o aquecimento antes dos exercícios são essenciais para prevenção de lesões.

O Laboratório Santa Luzia e a Lâmina Medicina Diagnóstica são patrocinadores da Corrida Mulheres na Pista, uma prova de rua exclusiva para mulheres e crianças do sexo feminino, que será realizada no dia 8 de março, com largada às 8 horas, na Beira-mar Continental, no Estreito. As inscrições terminam amanhã (3). Últimas vagas. Serão 1.250 inscritas. Mais informações sobre o evento em https://www.mulheresnapista.com.br/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img