23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Nara Milioli expõe ‘Chassis Ajardinados` no Memorial Meyer Filho

spot_img

Nara Milioli expõe ‘Chassis Ajardinados` no Memorial Meyer Filho

spot_imgspot_img

Artista catarinense abre exposição individual dia 12/05, às 19h30

No dia 12 de maio, quinta-feira, às 19h30, o Memorial Meyer Filho promove em Florianópolis a abertura da exposição individual “Chassis Ajardinados”, da artista e professora do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Nara Milioli. A exposição apresenta um conjunto de trabalhos iniciados no período do doutorado em Poéticas Visuais/USP – entre 2004 e 2009. Além da exposição, haverá uma mesa com anotações, projetos e processos acumulados pela artista durante sua pesquisa e que descrevem as experiências da produção das imagens poéticas.

Os jardins foram o objeto de pesquisa da professora. Tratados como um dispositivo de padronização e artificialidade do espaço, os jardins constituem paisagens denominadas de “paisagem clichê”. Paisagem essa que, segundo a artista, “é aquela provida como uma segunda natureza, um espaço que surge como um parque temático, de simulações, de roteiros turísticos e cenários pré-estabelecidos”.

Em uma paisagem acometida por esse processo onde ‘tudo é imagem’, perde-se a produção de sentidos, o mundo se converte num cenário e os indivíduos em personagens. “O jardim muitas vezes aparece como o estereótipo de uma paisagem que é construída como ornamento e não como um espaço para se relacionar. Esse ornamento segue um modelo, um padrão que se repete. Um exemplo são os jardins das casas de Jurerê Internacional em Florianópolis.” – comenta a artista.

Sobre a artista:

Nara Milioli nasceu em Criciúma-SC, vive e trabalha em Florianópolis-SC. Artista-professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, em São Paulo. Investiga os conceitos acerca da paisagem clichê, por meio de uma pesquisa da sensação em processos criativos com meios de produção de imagens, fotografias, fotos-instalações, publicações, intervenções urbanas e ações.

Serviço:

Abertura da exposição Chassis Ajardinados de Nara Milioli
Local: Memorial Meyer Filho
Endereço: Praça XV de novembro, 180, 2º andar
Abertura: 12 de maio de 2011, às 19:30h
Horário para visitação: 10:00 às 18:00 horas – de 13 de maio a 13 de junho de 2011

Ação Educativa: Será realizado um trabalho de Ação Educativa, atendendo escolas, associações ou grupos de pessoas interessadas. Para agendamento, entrar em contato com Fernando Weber no telefone: (48) 8437 8972 ou email: fernandoweberimf@gmail.com.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img