18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Nova diretoria de educação empresarial da ACIF irá mapear as demandas de qualificação profissional por setor

spot_img

Nova diretoria de educação empresarial da ACIF irá mapear as demandas de qualificação profissional por setor

spot_imgspot_img

A empreendedora educacional Ana Paula Calaes assumiu na noite desta terça-feira (13/09) a Diretoria de Educação Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), lançando um grande desafio para a entidade: o de mapear as dores do empresariado da região, por setor, no que se refere à qualificação profissional.

Ana Paula atua há 20 anos na área de educação técnica e na geração de oportunidades entre o mercado de trabalho e as empresas e fala com propriedade do assunto. “A educação tradicional, sobretudo a de graduação, deixou de acompanhar a velocidade do mercado de trabalho. É preciso rever o processo de formação profissional e entender de fato o que o empresariado está necessitando em termos de qualificação”, destaca.

A ideia é realizar uma pesquisa qualitativa e, a partir dos resultados dela, traçar quais as “soft skills e hard skills” dessas qualificações. Ou seja, quais competências socioemocionais e habilidades interpessoais para determinadas áreas ou funções (soft skill) e quais habilidades técnicas que permitem um profissional executar determinadas tarefas (hard skill). “É bem provável que tenhamos inclusive que nomear novas habilidades identificadas através da pesquisa”, fala Ana Paula. “É muito importante que a educação saiba o que o mundo empresarial necessita para poder oferecer uma grade curricular de formação compatível com as necessidades do mercado de trabalho”, orienta. “Nossa intenção é dar uma diretriz para as instituições educacionais e fomentar formações direcionadas para o mercado da Grande Florianópolis”, completa.

A nova Diretora de Educação Empresarial da ACIF apresentou a pesquisa que a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) divulgou nesta semana, apontando os profissionais de TI com mais chances de emprego. O levantamento identificou as competências mais exigidas nesta área e reforçou a histórica falta de profissionais de TI capacitados no mercado. As soft skills mais valorizadas por este mercado são as de resolver problemas, trabalhar em equipe e ser proativo. “É justamente este apontamento que queremos identificar em cada setor da região”, destaca Ana Paula.

Sobre Ana Paula Calaes: pedagoga e administradora, fundadora da Escola Técnica Geração, que já formou mais de 18 mil alunos técnicos para o mercado de trabalho de Florianópolis e Itajaí. Ganhadora em 2019 do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença ACIF na categoria Educação. Sua empresa é premiada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) com o selo de qualidade de ensino. É diretora da ABMET (Associação Brasileira de Mantenedores de Escolas Técnicas) e sócia na Gera Emprego. Tem como meta de vida a transformação social através da qualificação profissional e o emprego.

Crédito fotos: Renato Gama

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img