spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 setembro 2024
spot_img

Novo Mercado Público será reaberto nesta quarta-feira com um dia inteiro de atrações

GeralNovo Mercado Público será reaberto nesta quarta-feira com um dia inteiro de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Ala Sul do Mercado Público de Florianópolis, fechada há mais de um ano, será reaberta nesta quarta-feira, 5, a partir das 11h. A solenidade marca a reinauguração integral do mercado. Ao longo do dia, uma série de atrações se apresentarão no Mercado e no entorno (veja a programação completa abaixo). A Avenida Paulo Fontes será fechada a partir das 15h. O investimento total na reforma do mercado foi de R$ 14,2 milhões.

O novo Mercado Público passa a ser um prédio histórico que segue todas as regras de edificação do século 21. Há novos itens de segurança, acessibilidade, higiene e sustentabilidade. O mix passou de 10 para 53 segmentos comerciais, as lojas de calçados diminuíram de 39 para 9, a gastronomia vem para atender a todos os gostos, há boxes especializados em bebidas, carnes exóticas e sorvetes artesanais.

O prédio agora tem Habite-se e todos os 112 boxes estão devidamente legalizados com alvarás sanitários, inspeções dos Bombeiros e seguem as normas da NBR 90/50, que trata da acessibilidade. A administração conta com mais segurança jurídica e o pagamento de aluguéis, água, luz e limpeza deverão estar em dia.

O relógio que guarnece a entrada do vão central, afixado à parede da Ala Norte (frente para a rua Jerônimo Coelho), também passou por restauração e manutenção e volta a dar a hora certa após quatro anos parado. A peça histórica é um dos três exemplares remanescentes no mundo e foi fabricada na cidade de Croydon, na Inglaterra, sendo sua qualidade de fabricação comparada à do Big Ben, o famoso relógio britânico instalado em Londres. É uma relíquia que foi trazida para a cidade em 1911, quando a empresa inglesa de comunicação Western Telegraph Company Limited – chamada por todos simplesmente de “cabo submarino” – instalou-se na cidade. Ele foi doado para o município quando a companhia fechou as portas, em 1975.

Como o Mercado Público nunca havia passado por licitação, boa parte dos comerciantes não pagava água e luz, por causa dos “puxadinhos”, e havia também aqueles que não pagavam o aluguel em dia. Segundo dados da Secretaria de Administração, diante desta irregularidade , havia uma dívida de R$ 2,8 milhões.

As equipes de trabalho encontraram ainda ampliações irregulares nos boxes. Hoje, para realizar qualquer alteração, o permissionário precisa de aprovação do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis ( Ipuf).

Agora, com um contrato de concessão para cada comerciante, a Prefeitura terá maior controle para o recebimento dos aluguéis, além de ter que manter em dia as despesas de água, luz, seguro individual, limpeza e segurança.

Programação

11h – Cerimonial de abertura da Ala Sul com a presença do Berbigão do Boca; Narrativa da história do Mercado Público até os dias atuais; Corte da faixa para abertura oficial da Ala Sul.
12h – Apresentação do grupo musical regional Entre Elas
13h – Apresentação musical das Rendeiras
13h30 – Apresentação folclórica do Boi de Mamão
14h15 – Apresentação de Roda de Chorinho
15h – Apresentação do grupo musical regional Nilêra
16h – Apresentação da Banda da Polícia Militar de SC
16h30 – Continuação da Solenidade de Reinauguração
17h – Apresentação de Stand Up Comedy
17h20 – Apresentação do grupo musical regional Samba Aí
18h20 – Apresentação de Stand Up Comedy
18h40 – Apresentação do grupo musical regional Dazaranha
19h40 – Apresentação de Stand Up Comedy – Darci
20h – Apresentação do grupo musical nacional Revelação

Ala Sul  

Área construída: 2.493 metros quadrados
Boxes comerciais: 36
Banheiros: 4 (com acessibilidade)  
Vestiários: 2
Projetos sociais: 1
O que tem: 14 peixarias, sendo 1 especializada em bacalhau, cafeteria, empório, açougues, casa de sucos, hortifrúti, utensílios para cozinha, restaurante, cachaçaria, caldo de cana.

Ala Norte

Área construída: 2.403 metros quadrados
Boxes comerciais: 76
Banheiros: 2 ( com acessibilidade)
Zeladoria
Projetos sociais: Sebrae, Igeof, Cantinho da Renda e atendimento SESP
O que tem: artesanato, calçados, confecções, costureira, sapateiro, aviamentos, embalagens, materiais de pesca e artísticos, brinquedos artesanais, tabacaria, chapelaria, sorveterias, barbearia, empório de vinhos, artigos para festas, restaurantes e cafeterias.

Vão central

Área total: 1.200 metros quadrados
Estrutura: a área das mesas recebeu zoneamento próprio, respeitando as áreas de circulação, o piso foi nivelado para acessibilidade a todos, até dezembro haverá cobertura retrátil que protege tanto da chuva como dos raios solares
O que tem: área de convivência, alimentação, apresentações artísticas