26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Orquestra de Cordas faz apresentação gratuita em Florianópolis nesta quinta-feira

spot_img

Orquestra de Cordas faz apresentação gratuita em Florianópolis nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 5, uma ação educativa coloca alunos e professores da Escola Básica Silveira de Souza na plateia para assistirem a um concerto didático no pátio da escola, com participação da Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina. Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a apresentação musical acontece às 18h, na rua Alves de Brito, 334, no Centro, com entrada franca. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Atendendo à faixa etária de 6 a 80 anos, a Escola Livre de Música tem como objetivo fomentar a formação de músicos e a criação de grupos musicais eruditos e populares, bandas e orquestras. O programa de formação musical continuada é desenvolvido há três meses, atendendo atualmente 247 crianças, jovens e adultos com cursos gratuitos em diversos tipos de instrumentos musicais.

A proposta curricular inclui ainda aulas de prática instrumental e de conjunto, musicalização, canto, teoria e percepção musical, entre outras atividades.

Realizado pela Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, o programa conta com o patrocínio da Tractebel Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa pretende incentivar o aprimoramento de competências, habilidades e senso estético na área da música, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical em Florianópolis.

Orquestra de Cordas

Criada em 2005, a Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina é formada por músicos profissionais e estudantes de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Atualmente, o grupo é composto por Marcos Pablo Dalmácio, Ricardo Mueller, Débora Remor e Franciely Beckert (violinos); Marcos Origuela, e Jorge Linemburg (violas), Ernesto Guimarães e Hugo Ruiz (violoncelos); e Paulo Roberto Mattos (contrabaixo).

No concerto didático serão apresentadas obras de renomados compositores brasileiros e da música mundial, junto a informações sobre a importância de alguns instrumentos musicais e sobre a contribuição dada por esses artistas no contexto da história da música. No repertório estão obras de Antônio Vivaldi, Guerra Peixe e Chico Buarque, entre outros compositores.

As apresentações são viabilizadas por meio de incentivo fiscal municipal, estadual e federal, com patrocínio da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Funcultural) e Ministério da Cultura (Lei Rouanet).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img