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sexta-feira, abril 26, 2024
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Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina será apresentado em Florianópolis

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Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina será apresentado em Florianópolis

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Consultoria Chias Marketing apresenta trabalho que objetiva agregar novos produtos turísticos e melhorar o posicionamento do Estado nos mercados nacional e internacional

Foram mais de 5,8 mil horas e sete meses de trabalho, 27 técnicos envolvidos diretamente, 85 municípios visitados, 11 seminários com os gestores e trade local, 1,7 mil turistas entrevistados e, 500 atrativos visitados e avaliados, e 130 documentos técnicos analisados para consolidar o resultado do Plano Catarina ? Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina que será apresentado pela Chias Marketing, consultoria brasileira especializada em marketing turístico, dia 31, às 8h30, na cidade de Florianópolis.

Iniciativa da SOL ? Secretaria de Estado de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Santa Catarina e da SANTUR ? Santa Catarina Turismo, o Plano Catarina e executado pela Chias Marketing, o Plano Catarina teve como ponto de partida uma rigorosa análise da realidade atual do turismo catarinense e suas das principais tendências globais ? assim como as sugestões do empresariado e de gestores do turismo ? que pudessem servir de base para atuações imediatas e futuras no escopo dos produtos turísticos.

Atualmente, o fluxo turístico em Santa Catarina é de cerca de 21 milhões de turistas por ano, sendo que desse número 95% são de viajantes internos e os outros cinco de estrangeiros ? o maior contingente, aproximadamente 71%, vem da Argentina. O Plano Catarina foi elaborado sob perspectiva de longo prazo, até o ano de 2020, e considerou as opiniões dos turistas, do trade turístico ? operadoras e agências de viagens ? e de profissionais dos setores público e privado, para a elaboração das estratégias de marketing mais adequadas ao estado e seus mercados-alvo.

Pesquisas de Opinião

Aplicada pelo Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas, a pesquisa de opinião dos turistas objetivou traçar um perfil detalhado do visitante, bem como o tipo de imagem que este viajante tem em relação à Santa Catarina e aos produtos turísticos que o estado oferece. Abordando 39 aspectos qualitativos, ao todo mais de 1,7 mil pessoas foram entrevistadas em dez regiões. Nos dados coletados, 77% diziam ser turistas freqüentes e 99,5% recomendariam o destino.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 23% dos estrangeiros entrevistados haviam escolhido Santa Catarina como destino para sua primeira viagem ao Brasil, 86% afirmaram que suas expectativas quanto á viagem foram atendidas e 93% revelaram o desejo de voltar ao estado em outras oportunidades. Já aproximadamente 91% das opiniões concordaram que o povo catarinense é receptivo aos visitantes e 35% citaram Florianópolis como a principal cidade/destino.

Com relação ao que os turistas consideram como o melhor de Santa Catarina, cerca de 50% apontou o binômio praias e natureza. Porém, foi apontado também, por 24%, que a infraestrutura rodoviária, sendo para 14% especificamente as estradas, poderia ser melhorada.

Para o trade turístico nacional, outra etapa das pesquisas, 87% considerou o turismo no estado como bom ou ótimo e 68% deles acreditam que a infraestrutura local é satisfatória.

Porém, para 61% dos operadores e agentes de viagens do País, foi recomendadom que o estado investisse ainda invista mais na melhoria da infraestrutura, já 48% acredita no incremento de produtos ecoturísticos para melhorar a oferta atual e outros 39% destacam a necessidade de melhorar a comunicação dos produtos.

No trade internacional, a pesquisa revela que Segundo a pesquisa, cerca de 80% do trade do MERCOSUL entrevistado ? Argentina, Peru e Uruguai ? considera que Santa Catarina tem qualidade nos produtos de praia e natureza.

Para 74% do chamado trade de longa distância, de mercados como Alemanha, Estado Unidos, Itália e Portugal, Santa Catarina é o ?novo do Brasil?, porém 34% afirma que a logística da operação é complicada e 30% admite que o destino ainda é pouco conhecido. Como incremento ao turismo local, 77% destacou atrativos naturais, 68% imagem e posicionamento diversificados e outros 53% chamaram atenção para os segmentos de esporte e aventura.

Na última etapa das pesquisas de opinião do Plano Catarina, a Chias Marketing, por meio de 11 seminários de trabalho e de que mobilizaram 745 profissionais da cadeia produtiva das regiões que participaram ativamente, constatou a opinião interna, ou seja, de profissionais dos setores público e privado envolvidos diretamente com a atividade turística no Estado. Para 54%, a promoção de produtos turísticos deveria ser feita por regiões integradas. Já 26% acredita que o ideal seja por segmento.

Neste aspecto, considerou-se também que a imagem do estado de Santa Catarina é boa, porém limitada, pois no mercado internacional, por exemplo, está somente vinculada às praias, ao sol e às belezas naturais (*) . No interno, observam que além dos aspectos citados pelos estrangeiros, acrescenta-se a imagem de segurança e qualidade de vida, que pode ser refletida no posicionamento de Florianópolis e Balneário Camboriú como terceiro e sexto destinos mais visitado no Brasil (isso é do internacional, colocar antes *).

Visitas Técnicas e Presença no trade

Etapa fundamental na execução do Plano Catarina ? Plano de Marketing Turístico de Santa Catarina, as visitas técnicas pelas diversas regiões turísticas do estado têm como intuito avaliar os atrativos e mediante critérios preenchidos possivelmente inseri-los como oferta turística aos visitantes. Em conjunto com técnicos da SANTUR, a Chias Marketing realizou 29 viagens técnicas em 85 municípios e avaliou aproximadamente 500 atrativos.

Depois de concluídas as visitas, foram selecionados e priorizados 127 produtos do estado para a promoção turística em 11 segmentos, como aventura, cultura, negócios, entretenimento, rural, ecoturismo, entre outros. Para se tornar um possível produto, os destinos produtos tiveram que preencher requisitos como: potencial de atração de turistas, de estruturação e qualidade do produto, de identidade catarinense, de diversidade de atividades e grau de aproveitamento atual.

Segundo a Chias Marketing, em consulta a 37 catálogos de das maiores operadoras internacionais que operam Santa Catarina, o maior contingente de produtos comercializados para turistas estrangeiros, aproximadamente 97%, se concentra na região da Grande Florianópolis, seguida, em 31%, pela Costa Verde e Mar e 22% pelos Encantos do Sul. Regiões como Caminho dos Príncipes, Caminhos dos Cânions e Serra Catarinense representam apenas três, seis e 13%, respectivamente.

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