23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Postos de saúde de Florianópolis oferecem vacinas contra hepatites virais até o fim do mês

spot_img

Postos de saúde de Florianópolis oferecem vacinas contra hepatites virais até o fim do mês

spot_imgspot_img

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, 28 de julho, todos os centros de saúde de Florianópolis orientam e vacinam a população até o fim deste mês.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de bebida alcoólica e outras drogas. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Em Florianópolis, de 2007 a 2014 foram confirmados 1.930 casos de hepatites. Destes 2,7% são hepatite A, 33,6 % de hepatite B e 63,7 % de hepatite C.

Para se proteger são necessárias três doses da vacina para hepatite B, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, objetos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img