21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Reunião define segunda etapa da limpeza da bacia do Itacorubi

spot_img

Reunião define segunda etapa da limpeza da bacia do Itacorubi

spot_imgspot_img

Classificado como o segundo maior manguezal urbano do Brasil, a bacia do Itacorubi, em Florianópolis, passa por um processo de limpeza. Parte da primeira etapa foi concluída e, para que se possa iniciar a segunda, licenças ambientais precisam ser liberadas. Nesta quarta-feira, 10, uma reunião comunitária com segmentos organizados do entorno da bacia apresentou não só o projeto de desassoreamento, como também e de conscientização ambiental que será implantado na cidade. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.  

O estudo e o projeto de desassoreamento das bacias dos rios Itacorubi e Sertão têm como propósito diagnosticar e avaliar os impactos causados pelo assoreamento causado até o momento no manguezal. Com objetivos específicos de identificar os trechos mais assoreados, seu resultado final irá propor, entre outros objetos, um projeto que cause menor impacto ao meio ambiente.

Nesta primeira etapa, a limpeza foi realizada do canal Buriti até a avenida Madre Benvenuta, uma área de aproximadamente 650 metros. Agora, a limpeza acontece da avenida Madre Benvenuta em direção à nascente do rio Sertão. Toneladas de material já foram retiradas até o momento.

Com o objetivo de prevenção a novos desastres hídricos no local, como já registrados em outras épocas, e conservando o manguezal com suas características naturais, foi criado em paralelo um projeto de conscientização ambiental voltado não só aos moradores do entorno, como também a segmentos organizados. O trabalho abrangerá escolas, estudantes, associação de moradores, ONGs, associações comunitárias e demais pessoas que estejam interessadas em debater o assunto.

O programa prevê:

– reuniões comunitárias;
– palestras lúdicas;
– visitas ao Museu do Lixo, localizado na Comcap;
– palestras para operários;
– cursos de capacitação;
– confecção de cartilhas;
– placas educativas;
– outdoor;
– corrida rústica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img