20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Santa Catarina é o Estado que mais vacinou contra a gripe

spot_img

Santa Catarina é o Estado que mais vacinou contra a gripe

spot_imgspot_img

Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a atingir a meta do Ministério da Saúde, de 80% de cobertura da vacinação contra a gripe. Até a manhã desta quinta-feira, 2, 81% dos catarinenses pertencentes aos grupos prioritários já haviam sido imunizados.

A preocupação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) são as gestantes, grupo com menor percentual de vacinação – 65% das mulheres grávidas tomaram a vacina, até esta quinta-feira.

A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 15 de abril e segue até 10 desse mês, em todo o Estado. Dos 295 municípios catarinenses, 220 ultrapassaram a meta de 80% de cobertura para todos os grupos.

Gestantes

Estudos divulgados pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia demonstraram que os lactentes de mães vacinadas contra a influenza apresentaram menos casos da doença do que os de mães não vacinadas, com uma eficácia vacinal de 63%.

Efeito da vacina

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/SC recomenda que mesmo os municípios que já alcançaram a meta de 80% devem continuar vacinando todos os grupos prioritários até se esgotarem os estoques da vacina, garantido assim que toda a população prioritária esteja imunizada antes do inverno.

A campanha segue até 10 de maio, entretanto, quanto antes as pessoas se vacinarem, mais cedo estarão protegidas, pois o organismo leva até 15 dias após a vacinação para produzir anticorpos protetores.

A DIVE alerta também que as crianças vacinadas pela primeira vez devem tomar uma segunda dose 30 dias após a primeira para serem consideradas imunizadas.

Quem já se vacinou:

Crianças de 6 meses a menos de 2 anos – 107 mil doses aplicadas e uma cobertura de 81%
Trabalhadores de Saúde – 81 mil doses aplicadas (cobertura de 78%)
Gestantes – 42,5 mil doses aplicadas (cobertura de 65%)
Puérperas – 10,6 mil doses aplicadas (cobertura de 98%)
Indígenas – 7,5 mil doses aplicadas (cobertura de 75%)
Idosos – 555 mil doses aplicadas (cobertura de 83%)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img