21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

SC Transplantes recebeu 103 doações no primeiro semestre

spot_img

SC Transplantes recebeu 103 doações no primeiro semestre

spot_imgspot_img

De janeiro a junho, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina registrou 103 doações efetivas. O número é maior do que o alcançado no mesmo período no ano passado, quando foram feitas 92 doações.

Em 2014, a SC Transplantes conseguiu 202 doações, marca considerada histórica. “No primeiro semestre desse ano tivemos 103 doações de órgãos. Se continuarmos assim, até o final de 2015 teremos um novo recorde, pois, historicamente, o segundo semestre tende a ser muito melhor que o primeiro”, projeta Joel de Andrade, coordenador Estadual da SC Transplantes.

Nos primeiros seis meses desse ano foram realizados 626 transplantes de órgãos e tecidos, com 326 de córneas, 111 de rim, 63 de esclera, 53 de fígado, 36 de medula óssea, 20 de osso, 6 de rim e pâncreas,10 de válvula e um de coração.

"O aumento de doações de órgãos e tecidos é muito importante para diminuir a fila de pessoas que aguardam por transplantes. Atualmente, o número chega a 757", informa Andrade. As maiores filas são para transplantes de rins (343), córneas (229), fígado (75) e medula óssea (62).

Hoje, mais de 600 profissionais de urgência (médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros) de todo o Estado estão treinados para melhor proceder no momento doloroso e difícil de comunicar a morte de um parente aos seus familiares. "A doação é um consentimento da família. Por isso, os profissionais precisam estar bem preparados para dar a notícia da morte de um parente e conversar com os familiares sobre a possibilidade da doação", complementa Joel de Andrade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img