21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Segurança: Conselho Deliberativo recebe Araújo Gomes para tratar da região Central

spot_img

Segurança: Conselho Deliberativo recebe Araújo Gomes para tratar da região Central

spot_imgspot_img

Secretário apresentou uma prévia da pesquisa aplicada nos estabelecimentos da Capital

Sempre parceira dos órgãos de segurança, a CDL de Florianópolis recebeu no encontro quinzenal do conselho deliberativo, na noite de terça-feira, 24, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes, o Coronel Alex Sandro Zeferino, Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar e o Tenente-Coronel Dhiogo Cidral de Lima, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar para tratar da segurança no centro da Capital.

Com a plenária cheia, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes, começou o bate-papo com algumas perguntas-chave da pesquisa que está sendo aplicada na região central. Entre os questionamentos estão: quem teve problemas com arrombamentos noturnos, quem tem reforço nas portas de acesso e nas janelas dos estabelecimentos, quem possui alarme que toca no local, na central, em casa, entre outros.

Durante a palestra, Gomes apresentou o Ranking Geral da Connected Smart Cities Brasil, que aponta a Capital na segunda posição como qualidade de cidade, em que a segurança de Florianópolis está entre as melhores do país.

“Entretanto, gosto de lembrar que nem sempre foi assim. Em 2017, as notícias de Florianópolis eram de escalada de violência, homicídios sem controle, chacinas nas áreas norte e continental, assassinato em frente ao mercado público, entre outros. Falo isso para dizer que nada justifica a vitimização, apenas para termos a percepção de que tudo indica que estamos no caminho certo”, lembrou o secretário.

Para enaltecer o modelo de trabalho que está sendo aplicado, Gomes explica que as forças de segurança estão atuando na prevenção situacional, policiamento e prevenção social, com isso, reduz a vitimização e o medo da violência e desordem.

Ainda de acordo com o secretário, os dados apresentados são preliminares, pois a meta é de ouvir 600 estabelecimentos da região central e depois expandir para os demais bairros da Cidade.

De acordo com o levantamento realizado com 247 estabelecimentos, foi registrado 72 relatos de furtos e arrombamentos noturno neste ano. 81% não tiveram nenhum incidente, entretanto, quatro tiveram quatro ou mais ocorrências. Além disso, a forma mais registrada é pela porta, mas apenas 108 dos 247 estabelecimentos questionados possuem reforço no local. 

Outro ponto que chama atenção é a falta de registro do Boletim de Ocorrência, 44% não oficializaram a ocorrência. 

Contudo, o secretário é enfático. “O boletim de ocorrência é de extrema importância. Com os registramos podemos atuar em três frentes, sendo o início de uma investigação, punir o infrator e, principalmente, subsidiar as forças de segurança para o mapeamento das regiões que mais carecem de atenção”, pontuou.

Para contribuir, o Coronel Alex Sandro Zeferino, Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, alertou os empresários sobre o aplicativo da Polícia Militar – PMSC Cidadão, que facilita o acionamento da guarnição para as ocorrências.

De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, a entidade trabalha em parceria com os órgãos de segurança para construir uma cidade melhor. “É importante que os lojistas e os cidadãos registrem os boletins de ocorrência sempre que sofrerem algum sinistro. Somente desta forma que os órgãos responsáveis conseguem traçar estratégias para redução e prevenção da criminalidade”, finalizou.

Acompanhem a CDL nas redes sociais

Site: www.cdlflorianopolis.org.br 

Instagram: @cdlflorianopolis

Facebook: CDL Florianópolis

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img