16.3 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Trabalho de alunos da Udesc por proteção de trilha histórica vira projeto de lei em Florianópolis

spot_img

Trabalho de alunos da Udesc por proteção de trilha histórica vira projeto de lei em Florianópolis

spot_img

Foi encaminhado na última semana na Câmara Municipal de Florianópolis um projeto de lei que determina o tombamento de uma trilha histórica que liga a comunidade de Ratones à Praia do Saquinho, próxima a Costa da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O projeto inclui o antigo caminho na Lei 5979/2002, que oficializa a localização e garante a preservação do entorno de trilhas no município.

A iniciativa de proteção foi articulada aos longo dos últimos dois anos com a participação de acadêmicos e professores de diferentes turmas e cursos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Mapeamento

Desde 2013, estudantes de Administração e de Administração Pública da Udesc Esag participam de atividades de de mapeamento e limpeza do antigo caminho, usado por moradores como acesso para a pesca de camarão, na Lagoa da Conceição, e para o transporte de farinha, pela presença de engenhos na região.

As ações foram promovidas como trabalho disciplinar nas disciplinas de Filosofia e Ética, ministrada pela professora Samantha Buglione, de Desenvolvimento Comunitário e Poder Local, por Daniel Pinheiro, e de Sociologia, por Ênio Spaniol.

Além do mapeamento do trajeto, com extensão de 2,4 km, os acadêmicos fizeram o resgate histórico da trilha, de sua relevância cultural e ecológica, e buscaram mobilizar a comunidade local em torno do projeto.

Os alunos buscaram o apoio da Associação de Moradores de Ratones (Amora) e de outras organizações para a iniciativa, coletando de mais de mil assinaturas favoráveis ao tombamento.

Ainda no ano passado, a proposta consistiu no trabalho de conclusão de curso da então acadêmica de Administração Pública Samanta Bez Birolo, orientada pela professora Samantha Buglione.

Trilhando a Ilha

O trabalho resultou no Projeto Trilhando a Ilha, criado para valorizar e preservar as trilhas de Florianópolis, com o objetivo de transformá-las em um espaço seguro, preservado e que possibilite a integração harmônica com a natureza.

Na Udesc Esag, a iniciativa também teve apoio do projeto de extensão Esag SocioAmbiental, coordenado pelo professor Daniel Pinheiro e vinculado ao programa Esag Comunidade.

Protocolado na Câmara Municipal na última segunda-feira, 22, pelo vereador Pedro Silvestre, egresso do curso de Administração Pública da Udesc Esag, o projeto de lei entra na fila para votação, com expectativa de que ocorra ainda este ano.

spot_img
spot_img