23.8 C
fpolis
domingo, maio 5, 2024
Cinesystem

UFSC e Epagri fazem parceria na previsão de catástrofes em Santa Catarina

spot_img

UFSC e Epagri fazem parceria na previsão de catástrofes em Santa Catarina

spot_imgspot_img

O Instituto Nacional de Convergência Digital (INCoD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica (LAPIX) estão elaborando um protótipo de grande potencial para a previsão de catástrofes. A plataforma é resultado de uma parceria entre a universidade, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O protótipo tem como objetivo aumentar a realidade na previsão de eventos extremos, como enchentes que assolaram o país nos últimos anos. O lançamento oficial da plataforma está previsto para agosto de 2012.

Essa realidade aumentada, associada à computação gráfica 3D de alto desempenho, possibilita que modelos representativos de fenômenos climáticos, como vórtices ciclônicos, sejam visualizados de forma mais eficiente e interativa.

Com o uso dessas tecnologias será possível, por exemplo, rotacionar os modelos, permitindo que especialistas observem os fenômenos de qualquer ângulo e em tempo real.

Como funciona: um radar faz tomadas para um supercomputador que compõe as imagens de previsão do tempo. Os meteorologistas então recebem essas imagens, visualizam, e elaboram a previsão do tempo para informar à comunidade. O que o protótipo basicamente faz é a inserção de objetos virtuais em espaços reais.

Foto: ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img