18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Capacitação Museológica do Sistema Estadual de Museus inicia nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_img

Capacitação Museológica do Sistema Estadual de Museus inicia nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Começaram, na manhã desta segunda-feira (21), as duas oficinas oferecidas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), no primeiro módulo do Programa de Capacitação Museológica em Florianópolis. Cerca de 50 profissionais atuantes em museus e interessados no tema se inscreveram para a formação que vai até a próxima quarta-feira (23), no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da FCC, Joceli de Souza; do diretor do Museu da Escola Catarinense e primeiro presidente da FCC, João Nicolau Carvalho; da gerente de Pesquisa e Tombamento da FCC, Elizângela Crisina de Oliveira, além das oficineiras deste módulo da capacitação, Taís Valente dos Santos, museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e técnica em Assuntos Culturais; e Márcia Regina Escorteganha Laner, do Ateliê de Conservação-Restauração (Atecor) da FCC.

O presidente da FCC ressaltou a importância da capacitação para adequar os museus às novas demandas da área, principalmente após Santa Catarina ter sido escolhida o melhor destino turístico do país pela quinta vez. “O turismo gera emprego e renda aos catarinenses e neste ponto, tendo a cultura como principal viés, os museus têm um papel muito importante”, complementou Souza.

O Estado é o quinto no país em número de museus, com 212 no total. A cultura rica e diversificada, tanto étnica quanto historicamente, estimula a população a preservar a identidade cultural herdada de seus antepassados. A maioria das instituições são museus municipais e com cunho histórico.

Oficinas
As oficinas de Gestão e Planejamento Museológico e Conservação Preventiva de Acervos serão ministradas, respectivamente, pela museóloga Taís Valente dos Santos e pela conservadora e restauradora Márcia Regina Laner. O programa está dividido em sete módulos que devem acontecer até 2014, de forma progressiva, em todas as regiões de Santa Catarina. O objetivo é o aprimoramento dos profissionais técnicos dos museus, além de possibilitar a troca de informações entre estes trabalhadores.

O próximo Programa de Capacitação Museológica deve ocorrer entre os dias 5 e 7 de dezembro em Lages, na Serra catarinense. Para acompanhar as informações acerca da formação e prazos de inscrição, basta acessar o site da FCC www.fcc.sc.gov.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img