24.2 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

Lançamento de livro sobre os 50 anos da UFSC nesta segunda em Florianópolis

spot_img

Lançamento de livro sobre os 50 anos da UFSC nesta segunda em Florianópolis

spot_img

UFSC 50 anos: Trajetórias e Desafios

Um livro comemorativo em que o passado, o presente e o futuro da UFSC deixam de ser construídos por imagens fixas, dando lugar a uma instituição vibrante, com utopias, tensões, contradições, alianças, conflitos, esperanças, projetos políticos diversos, interesses individuais e coletivos, apresentando vários olhares sobre a UFSC, sua organização, desenvolvimento, consolidação e desafios para os século XXI.

O diferencial notável deste livro é que foi construído com a participação de estudantes de graduação dos cursos de História e Jornalismo da UFSC.

Há mais de um ano, quando começou a ser gestado, foi decidido que a primeira parte do livro : “Trajetórias” seria escrita por pesquisadores/as da área de história com a linguagem que lhe é própria, com referências bibliográficas e citações das fontes escritas e orais. O rigoroso e instigante trabalho para realizar as pesquisas em cada Centro de Ensino, entrevistar as fontes e construir os textos foi efetivado por 14 estagiários do curso de História, coordenados, supervisionados e orientados pela professora Roselana Neckel.

Para a segunda parte, os “Desafios” – A UFSC do século XXI, uma intersecção de passado, presente e futuro, a linguagem escolhida foi a jornalística. A coordenação e supervisão desta parte foram da jornalista Alita Diana, da Agência de Comunicação (Agecom).

A equipe de jornalistas da Agecom e o professor Mauro César da Silveira, do Curso de Jornalismo, além de produzir textos, supervisionaram e editaram as matérias escritas por 13 estudantes do Curso de Jornalismo, sendo que dois deles também colaboraram na edição e produção de fotos.

Daí o tom diferente da composição do texto de tantas vozes nos depoimentos e tantas e diferentes mãos na escrita.

UFSC 50 anos: Trajetórias e Desafios
Organizadoras: professora Roselane Neckel e jornalista Alita Diana Corrêa Küchler
Lançamento 13/12, às 19h30min, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Veja a programação das comemorações dos 50 anos da UFSC: www.50anos.ufsc.br

spot_img
spot_img