20.1 C
fpolis
sábado, maio 4, 2024
Cinesystem

Escola de Música promoverá oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio

spot_img

Escola de Música promoverá oficina gratuita com o escritor e percursionista Luiz Sampaio

spot_imgspot_img

A segunda edição do projeto Aula Aberta, realizado na Escola Livre de Música de Florianópolis, apresenta como convidado o compositor e percussionista Luiz Sampaio. Autor de vários livros sobre percussão, Sampaio vai apresentar a oficina “Chocalhos da Amazônia – Técnicas, Ritmos e Instrumentos do Pará”, além de compartilhar métodos e experiências sonoras com o público. O encontro acontece nesta quarta-feira, 13, às 19h, com entrada franca.

A iniciativa é coordenada pelo GLiP (Grupo Livre de Percussão), que surgiu em 2014, reunindo alunos e professores da Escola Livre de Música. O quarteto é formado por André FM, Marcio Bicaco, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, percussionistas com diferentes formações e experiências na música popular e erudita.

 Com a proposta de promover rodas de conversa e oficinas com a participação de músicos convidados, o projeto tem como objetivo proporcionar a troca de experiências sobre práticas e teorias relacionadas à percussão e à música em geral. Na primeira edição, realizada em abril, o convidado foi Ney Rosauro, considerado um dos mais originais percussionistas sinfônicos da atualidade.

 Criada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Escola Livre de Música de Florianópolis é um projeto de educação musical que tem o patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet. A iniciativa visa a fomentar o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético. O projeto apoia a formação e capacitação de músicos, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical, além de incentivar a criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares.

 Percussão erudita

 Bacharel em percussão pelo Instituto de Artes do Planalto (UNESP), Luiz Roberto Cioce Sampaio é músico, professor e compositor de músicas para grupos de percussão. Foi o primeiro professor de percussão erudita da região norte do Brasil, atuando na Fundação Carlos Chagas em Belém (PA). Foi também timpanista e percussionista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo na década de 1980 e na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina entre os anos 1993 e 2007.

Com formação clássica, Luiz Sampaio é autor de diversos livros sobre ritmos do pandeiro e também sobre tantan, rebolo e repique de mão, instrumentos que estão presentes em vários ritmos brasileiros. É também inventor e produtor do ceramofone, um teclado de percussão de baixo custo feito com cerâmica, que produz som similar a produtos profissionais como o vibrafone ou xilofone. No dia da oficina, estará à venda alguns livros e instrumentos de percussão feitos pelo músico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img