18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Feira de Ciências da Escola Dinâmica com a temática `O Ano Internacional das Floresta’

spot_img

Feira de Ciências da Escola Dinâmica com a temática `O Ano Internacional das Floresta’

spot_imgspot_img

Evento acontece neste sábado na Unidade da Vargem Grande, no Norte da Ilha

Evento envolve 300 alunos e todos os professores da Escola Dinâmica e neste ano adota a temática da ONU: O ano internacional das Florestas. Os alunos do sétimo ano, por exemplo, vão ambientar em sala de aula a Floresta Amazônica. Como o ensino é bilíngüe, haverá uma parte da feira em inglês, além de um jornal circulando em português e inglês, sobre a feira, produzido pelos próprios alunos, que também irão desenvolver um documentário sobre o evento, com entrevistas realizadas numa sala de imprensa projetada por eles.

Um final de semana diferente, no qual 300 alunos poderão colocar tudo aquilo que aprenderam em sala de aula em prática. É com essa proposta que a Escola Dinâmica promove mais uma edição da já tradicional Feira das Ciências. Neste ano, o evento vai abordar a temática sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU), O ano internacional das florestas.

Envolvendo alunos de todas as idades, desde a educação infantil até o 3º ano do ensino médio, o evento vai trabalhar questões envolvendo várias disciplinas. O modelo monotemático é adotado pela escola desde 2008, e o assunto norteia não apenas a Feira das Ciências, mas também diversas atividades escolares realizadas ao longo do ano letivo. O resultado é uma feira interativa onde cada turma ambienta sua sala de aula de acordo com o tema trabalhado.

“Enquanto os alunos do primeiro ao quinto ano trabalham assuntos mais simples, os estudantes do sexto ao nono tratam de temas mais complexos, que envolvem mapeamento e discussões”, explica o coordenador Luciano Daudt da Rocha. Os alunos do 6º ano estão preparando um mapa mundi em alto relevo, que proporciona ao visitante um passeio pelas principais florestas do mundo.

Já os estudantes do 7º ano pretendem ambientar a floresta amazônica. Entre os alunos do 8º e do 9º ano haverá um comparativo: enquanto os primeiros vão pesquisar cidades que apresentam problemas urbanos, os mais velhos devem trazes casos de sucesso, mostrando cidades desenvolvidas que já superaram estes problemas.

Todo o evento vai contar com a cobertura jornalística, que fica sob responsabilidade dos alunos do 3º ano do ensino médio. Foi criado um jornal, o Gazeta Dinâmica, que vai circular tanto na versão em inglês quanto em português. Haverá também uma sala de imprensa e um espaço onde serão gravadas entrevistas, que futuramente farão parte de um documentário. Como a escola possui um projeto bilíngüe, parte da feira também será projetada em inglês. “No ensino bilíngüe usamos muito do lúdico para a aprendizagem, por isso a participação na feira é tão importante”, explica Evelyn da Rocha Mendes Pereira, coordenadora do Bilíngüe e do High School da escola.

A Feira acontece na unidade da Escola Dinâmica na Vargem Grande, no período vespertino, das 13h às 18h. A Escola Dinâmica da Vargem Grande – Unidade Ambiental – fica na Rua Cristóvao Machado de Campos, número 1001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img