20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Livros e leitura são temas de encontros no fim do mês em Florianópolis

spot_img

Livros e leitura são temas de encontros no fim do mês em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Festival da Leitura de Florianópolis, com mesas de debate, oficinas e palestras, ocorrerá entre os dias 25 e 27 no hotel Quinta da Bica d´Água, bairro Carvoeira, com a presença dos escritores Zuenir Ventura e Affonso Romano de Sant'Anna, da autora infantojuvenil Eliane Debus, do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, dos filósofos Juliano Garcia Pessanha e Elton Luiz Souza, e da poeta Alice Sant’Anna são alguns nomes já confirmados.

A iniciativa é do Instituto Parati e a realização é da organização Cidade Futura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e da Prefeitura de Florianópolis, entre outras instituições ligadas ao livro e à leitura.   

No dia 28, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Plataforma Bom de Ler reunirá escritores, artistas e professores que contribuem para a formação da nova geração de leitores no Brasil para um momento de produção, invenção e criação.

III Fórum do Livro e da Leitura

A apresentação do diagnóstico e a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura, com a composição da câmara setorial, marcarão o III Fórum do Livro e da Leitura, no dia 29, no Cinema do CIC. Estarão presentes José Miguel Wisnik, músico e doutor em teoria literária, e Affonso Romano de Sant’Anna, ex-diretor da Biblioteca Nacional.

A iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura começou em 2013 e desde então mobiliza agentes e gestores públicos, privados e não governamentais na elaboração de sugestões que possam assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.

Sobre Zuenir Ventura

É colunista do jornal O Globo, tendo ganho o Prêmio Jabuti em 1995, na categoria reportagem, pelo livro Cidade Partida.1 É o sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, eleito no dia 30 de outubro de 2014, na sucessão do dramaturgo Ariano Suassuna, e recebido no dia 6 de março de 2015, pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.

Sobre José Miguel Wisnik

José Miguel Soares Wisnik (São Vicente, 27 de outubro de 1948) é um músico, compositor e ensaísta brasileiro. É também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Graduado em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (1970), mestre (1974) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (1980), pela mesma Universidade. Wisnik estudou piano clássico durante muitos anos, mas optou pela faculdade de Letras.

Sobre Manuel da Costa Pinto

Jornalista e crítico literário, foi um dos criadores da "Cult", revista que editou por seis anos. Nasceu em São Paulo em 1966. É formado em jornalismo pela PUC-SP e mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP (Universidade de São Paulo).Foi editor-assistente da Edusp, editor-executivo do "Jornal da USP", editor-executivo da revista "Guia das Artes" (especializada em artes plásticas) e, de 1997 a 2003, coordenador editorial do Instituto Moreira Salles. Na Folha, foi redator do extinto caderno Mais! e assinou, de 2003 a maio de 2010, a seção "Rodapé Literário", quinzenalmente aos sábados, na Ilustrada.

Sobre Affonso Romano de Sant'Anna

Nasceu em 1937, em Belo Horizonte. Jornalista, professor universitário, ex-diretor da Biblioteca Nacional, é considerado unanimemente um dos mais importantes poetas brasileiros da atualidade. Tem mais de 40 livros publicados, e é professor em diversas universidades brasileiras (UFMG. PUC-RJ, URFJ, UFF). No exterior lecionou em universidades na Califórnia, Koln e Aix-en-Provence. Seu talento foi confirmado pelo estímulo recebido de várias fundações internacionais como a Ford Foundation, Guggenheim, Gulbenkian e o DAAD, que lhe concederam bolsas de estudo e pesquisa em diversos países. Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil (pesquisa e copy desk), Senhor (colaborador), Veja (critico), Isto É (cronista), colaborador de O Estado de São Paulo. Escreve também no Estado de Minas e Correio Braziliense.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img