21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Páscoa puxa alta de 4,1% nas vendas do comércio catarinense em abril

spot_img

Páscoa puxa alta de 4,1% nas vendas do comércio catarinense em abril

spot_imgspot_img

Mesmo com resultado positivo até abril, SPC/SC alerta para tendência de estabilidade nos próximos meses

O volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC) em abril aumentou 4,1%. O número reflete o incremento das vendas no comércio do estado no último mês, motivado principalmente pela Páscoa. “Chocolates, confecções e perfumes puxaram este índice para cima”, explica Ivan Tauffer, presidente do SPC/SC.

Apesar de o resultado confirmar o viés de alta que vem sendo verificado desde o começo do ano, o dirigente observa que a tendência para os próximos meses é de estabilidade. “A expectativa de inflação, as taxas de juros e a diminuição do poder de compra do consumidor podem estimular uma queda, que deve ser equilibrada pelos reajustes salariais previstos para várias categorias profissionais”, pondera.

Com base nesse cenário, Tauffer recomenda cautela aos lojistas. “Faço um alerta para que os comerciantes dimensionem melhor seu crediário e sejam mais conscientes nas vendas a prazo”, diz. No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, houve uma elevação de 16,24% na inadimplência, em comparação com o mesmo período de 2010.

Ainda em abril, o SPC/SC registrou R$ 88,16 milhões em operações de crédito, dos quais R$ 56,9 milhões foram recuperados. “Esse total representa 64,61%, pouco abaixo dos 65% da média anual”, informa Tauffer, que classificou a leve oscilação negativa como normal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img