19.6 C
fpolis
domingo, setembro 19, 2021
cinesytem

Santa Catarina tem a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país, revela IBGE

spot_img

Santa Catarina tem a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país, revela IBGE

Santa Catarina é o Estado brasileiro com maior expectativa de vida para ambos os sexos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013, os catarinenses vivem em média 78,1 anos. O Estado também apresentou a maior esperança de vida para mulheres (81,4 anos) e homens (74,7 anos). As informações são da Asssessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

No Brasil, a expectativa de vida subiu para 74,9 anos. A Tábua Completa de Mortalidade 2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 1º. A tabela apresentou um aumento de 3 meses e 25 dias em relação a 2012, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,6 anos. Mas, se comparada com a de dez anos atrás, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2003, era de 71,3 anos.

Santa Catarina também se destacou em relação à mortalidade infantil. O Estado registrou a menor taxa observada, 10,1 por mil nascidos vivos. A maior taxa foi apresentada no Maranhão (24,7 para cada mil nascidos vivos). O mesmo ocorre na mortalidade na infância. Santa Catarina tem o melhor resultado, com 11,8 por mil. O Maranhão tem o maior resultado, com 28,2 por mil. A secretária lembra que o Teste do Pezinho em Santa Catarina realiza sete exames nos bebês recém-nascidos e é o mais avançado do país, o que previne a mortalidade infantil.

spot_img
spot_img

Leia mais